10/04/06

Improviso para 2

Num daqueles dias esqueci-me-de-ir-às-compras vi-me obrigada a improvisar com o pouquíssimo que me restava em casa.

Havia uma salsicha veg esquecida no frigorífico (a marca é "DaTerra", vendem-se apenas no Pingo Doce, em frascos de 7 e se eu não dissesse que eram veg ninguém desconfiava), um pacote de ervilhas congeladas já meio vazio e um ovo. Batatas e cebolas é coisa que, felizmente, tenho sempre à mão.

Comecei por cortar a salsicha em rodelinhas e tostei-as ligeiramente numa frigideira com um pouco de azeite.

Então piquei muito bem meia cebola e deitei num tacho com azeite para refogar e uma folha de louro partida em 3. Temperei com sal grosso e deixei uns minutos ao lume, mexendo sempre, até a cebola estar transparente. Depois deitei as ervilhas (era a quantidade que havia, mas o suficiente para 2 pessoas), misturei-as bem com o refogado, temperei com (bastante) pimenta preta moída, deitei um pouco de água e um pouco de vinho branco (foi a olho, talvez o equivalente a 2 ou 3 colheres de sopa).

Pus no mínimo, tapei o tacho e deixei aquilo cozinhar cerca de 15 minutos, mexendo de vez em quando. O objectivo era que ficasse quase sem água nenhuma. E ao fim dos 15 minutos assim estava. Nessa altura tirei a tampa, deitei lá para dentro as rodelinhas de salsicha, acrescentei um pouco de tomilho, dei mais umas mexidelas e, enquanto mexia, fui deitando o ovo (que estava numa tigela, mexido com um pouco de leite). Desliguei o lume e continuei a mexer, para que o ovo ficasse bem cozinhado e bem misturado com as ervilhas. Fica com um aspecto "esfarelado".

Para acompanhar, batatas assadas no forno, temperadas como sempre, com sal grosso, pimenta, azeite e ervas da provença. Não sobrou nada!

Sem comentários: